21 maio 2011

MESTRE SIBAMBA


Mestre Sibamba é uma entidade, onde sua história de vida relata as épocas da época da Brasil Império (Século XIX), veio de Portugal para o Ceará ainda criança.
Ao chegar aqui no Brasil, durante período de longa seca perdeu a mãe sendo criado pelo seu pai, que era dono de um bar.
O Pai de Sibamba era alcoólatra e tendo Sibamba apenas dois anos de idade, o pai, na intenção de matá-lo, diariamente embriagava Sibamba, porém ao invés de morrer Sibamba se adaptou ao álcool e, portanto se tornando um bebedor de primeira. Já Adulto o pai faleceu e ele assumiu o bar.
Por costume Sibamba bebia muito, mas nesta altura já era um grande catimbozeiro, culto fortemente enraizado no Nordeste, trazido pelos negros e agregados aos cultos indígenas e outros costumes, da miscigenação cultural do nosso País. Na linha Nagô, que significa “Rei de Magias”, ele sabia usar as ervas para banhos de cura, fazia partos (era um ótimo parteiro) tirava costelas montadas, rezava as crianças de mal olhados e tudo mais.
Então Sibamba ficou conhecido como o maior juremeiro do Ceará. Com toda a fama que fizera despertou de alguns inveja e despeito, quando descobriram que montaram uma cilada para matar Sibamba. Como ele gostava de beber, fizeram uma festa em um cabaré e o embebedaram tanto até ele cair.
Porém Sibamba alem de catimbozeiro era forte e destemido, e para matá-lo foram necessário muitos homens.
Com o passar do tempo e sua evolução na doutrina espiritual da Jurema, Sibamba designado pelos superiores para trabalhar na linha de Mestre, sendo considerado um dos maiores e respeitados até hoje. Sibamba como outros trabalham na falange de Zé, entre eles estão Zé Pelintra, Zé Malunguinho, Zé Pretinho, entre outros.
  



Mestra Maria do Acaís (Maria Gonçalves de Barros)
Mestre José Anjos ou Zé Filintra
Mestre Major do Dia
Mestre Cabeleira (Dom José do Vale)
Mestre Zezinho do Acais
Mestre Cangaruçu
Mestra Princesa Leusa
Mestra Maria Luziara
Mestra Joana Pé de Chita (Joana Malhada)
Mestra Rita Bagaceira
Mestra Paulina
Mestra Damiana Guimarães
Mestre Emanoel Maior (Emanoel Cavalcante de Albuquerque)
Mestre Manoel Cadete
Mestre Marechal Campo Alegre
Mestre Arcoverde
Mestre Tertuliano
Mestra Ritinha
Mestra Piorra
Mestre Carlos Velho (José Carlos Gonçalves de Barros)
Mestra Maria Solomona
Mestra Judith do Barracão
Mestre Antônio Macieira
Mestre Eron
Mestre Cesário
Mestra Jardecilia ou Zefa de Tiíno
Mestre Tandá
Mestra Izabel
Mestre Zé Quati
Mestre Casteliano Gonçalves
Mestra Fortunata do Pina (Baiana do Pina)
Mestre Nêgo do Pão
Mestra Maria Magra
Mestre Candinho
Mestre Manoel Quebra Pedra
Mestre Zé Pretinho
Mestre Zé Moleque
Mestre Durval
Mestre Pilão
Mestra Juvina
Mestre Galo Preto
Mestre Aroeira
Mestre Junqueiro (ou Mestre da Lagoa do Rancho)
Entre outros tantos cultuados pelo País a Fora

12 comentários:

  1. Muito Agradecido pela história deste Mestre, que para mim o conheci como Caboclo Sibamba.. pois em uma casa que frequentei me foi revelado em eu ter origens espirituais com ele, o qual o chamohoje em dia de meu pai.. Muito obrigado pelas informações.. Muita força e Axé para você...

    ResponderExcluir
  2. Contaram-me uma história um pouco diferente dessa. Eis a historia. que ele era filho adotivo de Mãe Maria e tinha sido adotado desde pequeno pela mesma. foi muito aproveitoso esta história, mais uma verdade que não conhecia. Muito axé.

    ResponderExcluir
  3. e muito legal saber a historia do seu Sibamba

    E UMA HISTORIA MUITO LEGAL PRA QUEM ENTENDE SOBRI CANDOMBLE E MUITO BOM

    ResponderExcluir
  4. E um grande mestre, ja ganhei muito com ele e o agradeço bastante por isso. " Sibamba e beberrão mais sabe trabalhar "

    ResponderExcluir
  5. Lindo mesmo a estória de sibamba tbm queria saber tbm a estória do Mestre Junqueiro q e de recado e de muitos axes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MESTRE JUNQUEIRO QUE VEIO DA LAGOA DE JUNCO!
      DO JUNCO EU VENHO PARA O JUNCO VOU!
      DESEMBARAÇANDO EU VENHO!
      DESEMBARAÇANDO EU VOU!

      Excluir
  6. Lindo mesmo a estória de sibamba tbm queria saber tbm a estória do Mestre Junqueiro q e de recado e de muitos axes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 70 anos eu passei no pé da jurema, e não tenho pena de quem me faz o mal(2x)

      se me abusar toco fogo no rochedo meu cachimbo é um segredo agora vou me vingar! (2x)


      salve a jurema sagrada! salve mestre junqueiro!

      Excluir
  7. muito boa a história do meu mestre, sou filho dele, e pra completar a postagem ainda foi no dia do meu aniversário

    ResponderExcluir
  8. Quem conhece alguma imagem o Mestre samba..

    ResponderExcluir